segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A revoluçao Mexicana; o plano de San Luis

Plano de San Luis


Como um candidato à presidência, Francisco I. Madero fez uma campanha para nova política para a República, despertando um grande entusiasmo em prol da sua abordagem, em oposição ao regime de Porfirio Díaz(1876-1910), que visa atingir não pela violência, mas também através da participação dos cidadãos no eleições. O governo estava alarmado com a visão de tal situação e prendeu Madero, acusando-o de crimes e atrocidades sob a autoridade de tentativas de padrão no Monterrey, depois de conduzir uma San Luis Potosí para a prossecução dos correspondente processo, sua defesa foi capaz de sair em liberdade sob fiança, desde que não saiam da cidade. Neste clima tenso das eleições tiveram lugar em meados de 1910, que apresentaram irregularidades e foram eleitos Porfirio Díaz e Ramón Corral, que ocupam os cargos de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente para o período de 1910-1914.

Acreditando que era impossível uma solução pacífica, Francisco I. Madero estava pronto para iniciar uma insurreição armada. Ele escapou de San Luis Potosí para San Antonio, Texas, que proclamou o Plano de São Luis, a partir de 5 de outubro de 1910.

A revoluçao Mexicana

A Revolução Mexicana (em espanhol: Revolución mexicana) foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Díaz. Primeira das grandes revoluções do século XX, a Revolução Mexicana foi caracterizado por uma variedade de líderes de cunho socialista, liberal, anarquista, populista, e em prol do movimento agrário.

A Revolução transformou-se em uma revolta contra a ordem estabelecida por multi-lados do movimento armado. Depois de prolongadas lutas, ela produziu a Constituição mexicana de 1917. A Revolução é geralmente considerado até a década de 1920, embora o país continuou a ter, mas comparativamente menor, focos de revolta. A Guerra Cristera foi onde ocorreu a maior incidência de derramamento de sangue. A Revolução desencadeou a criação do Partido Revolucionário Nacional em 1929 (rebatizado como Partido Revolucionário Institucional ou PRI, em 1946). Com uma variedade de líderes, o PRI deteve o poder até as eleições gerais de 2000.